data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Casa da Amizade de São Pedro do Sul/ divulgação
Em razão do mês de outubro e o combate ao câncer de mama, mulheres componentes da Casa da Amizade de São Pedro do Sul, se reuniram com as colaboradoras do Grupo Abraço Rosa e juntas estão realizando a campanha Se Toque, uma ação em prol da conscientização das mulheres em tornarem o hábito do autoexame mais comum.
Ao todo, são cerca de quase 40 mulheres que já trabalham em conjunto há cerca de seis anos, mas desde o início da pandemia não haviam mais se encontrado ou sequer promovido alguma nova ação. Este primeiro reencontro das mulheres resultou na ideia de uma nova campanha, desta vez buscando conscientizar e orientar mulheres a irem em busca de conhecimentos e especialistas.
O projeto foi idealizado pensando em produzir um coração em um material "fofo" e macio e dentro foi colocado uma pérola, o que dará a impressão de um caroço quando se for apalpado. A Coordenadora Distrital das Casas da Amizade do distrito 4660 e integrante da Casa da Amizade de São Pedro do Sul, Enilda Tatsch, explica que o objetivo era exatamente causar uma sensação de curiosidade e espanto quando se toca no coração.
Idosos participam da semana do Dia das Crianças no Lar Vila Itagiba
O material é nas ruas, em pontos específicos e centralizados da cidade, para todas as mulheres que tiverem interesse em se informar mais sobre a doença. Já foram confeccionados mais de 1,5 mil corações e seguirão sendo distribuídos durante todo o mês.A campanha já tem apresentado sucesso.
- A gente sente quando dá para as pessoas aquele sentimento de amor, de alegria e até se emociona quando a gente dá o coração - Reni Stein Flores, presidente do Grupo Abraço Rosa.
União das mulheres da Casa da Amizade de São Pedro do Sul e Grupo Abraço Rosa
O encontro das voluntárias é recente, faz menos de seis anos que elas uniram-se em um único propósito: trabalhar em prol do combate ao câncer de mama e instigar o autoexame e a prevenção da doença.
VÍDEO: o que fazer se perder a carteira de vacinação?
A Casa da Amizade ainda convidou o grupo Abraço Rosa para participar da iniciativa, porque é um grupo formado mulheres que já venceram o câncer de mama. O Abraço Rosa faz um trabalho de apoio psicológico para as pessoas que têm câncer, se tornando um projeto bastante representativo na cidade.
- Quando eu descobri o câncer, eu fui tão acolhida aqui em São Pedro. Gente que eu nem conhecia chegava a mim e falava que estava rezando, me davam mensagens de carinho, eu senti tanto amor pelas pessoas que eu resolvi ir fazer esse grupo - Reni Stein Flores.
A perspectiva dos grupos é dar mais seguimento no assunto até o final do ano, com palestras e outras atividades de orientação para se manter atenta ao câncer de mama.